* Preços válidos somente p/ compras pelo Site, Loja Física consulte (51) 9 9400-3819 comercial/whatsapp
Eiii Psiu: Temos opção de entrega por Motoboy ou Retirar na loja para clientes do Rio Grande Do Sul, escolha a opção desejada ao finalizar o pedido!
Pague sua compra com Boleto, Cartão de Crédito, Cartão de Debito ou Transferência Online!

CAFÉ CORTA O JEJUM

heading_title

A cafeína é um estimulante encontrado em diversas bebidas como café, chás pretos e verdes, refrigerantes do tipo cola e energéticos. Durante o jejum intermitente, muitas pessoas se questionam se o consumo de cafeína irá interferir neste processo.


Alguns estudos analisaram os efeitos da cafeína durante o jejum e constataram que doses moderadas, de até 200mg, não parecem influenciar negativamente. A cafeína não conta calorias e não estimula a secreção de insulina, o que poderia impactar o jejum. Porém, doses altas podem causar efeitos colaterais indesejáveis.


O que define o jejum é a abstinência completa de calorias. A água, café sem açúcar e chás sem adoçar são permitidos porque não contêm calorias e não estimulam resposta hormonal. Já alimentos, bebidas com calorias e edulcorantes podem estimular a secreção de insulina e outros hormônios, o que "quebra" o jejum.


A cafeína em doses baixas a moderadas age principalmente como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e concentração. Não promove secreção de insulina ou ghrelina, hormônio relacionado à fome. Por isso, é improvável que a cafeína sozinha influencie o jejum de forma significativa.


No entanto, algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína. Doses altas podem causar insônia, ansiedade, palpitações, dor de cabeça em alguns indivíduos. Por isso, é importante observar como seu corpo responde após o consumo para determinar o que é dose tolerável no seu caso.


Outro ponto a se considerar é que alguns compostos presentes em bebidas como café e chá preto podem estimular discretamente a secreção de ácidos gástricos e consequentemente aumentar o apetite em alguns indivíduos. Porém, os estudos não são conclusivos e esse efeito varia bastante entre pessoas.


Portanto, de acordo com as evidências atuais, a cafeína em doses moderadas durante o período de jejum provavelmente não influencia o processo de forma significativa na maioria dos indivíduos. Doses altas ou consumo frequente podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas.


O ideal é observar como seu corpo responde. Se você mantem os níveis habituais de energia, concentração mental e não sente mais fome ou outros efeitos colaterais, é bastante seguro assumir que aquela dose de cafeína não está prejudicando seu jejum.