* Preços válidos somente p/ compras pelo Site, Loja Física consulte (51) 3072-7309 comercial/whatsapp

MANGANESE CHELATED 100 TABLETES(MANGANÊS QUELATO PERFORMANCE)

  • Marca: PERFORMANCE
  • Modelo: MANGANESE CHELATED
  • Disponibilidade: Em estoque

R$44,51



Mineral Quelato quando uma molécula de mineral está ligada a um aminoácido específico. É de fácil assimilação pelo organismo. 


A quelagem é um processo que liga moléculas orgânicas ao mineral, tornando a sua absorção maior pelo organismo


Os quelatos, também chamados de minerais orgânicos, são moléculas formadas pela ligação de um íon metálico a um carreador orgânico – aminoácidos ou carboidratos normalmente – por meio de ligações covalentes (LESSON & SUMMERS, 1997). Tais carreadores, ou ligantes, acoplam-se aos minerais por ligações covalentes através de seus grupos amino ou oxigênio. Esta ligação covalente permite que a molécula resultante tenha carga elétrica praticamente nula. 


Cada tablete fornece 2,3mg de Manganês Quelato.



O manganês é um componente que está envolvido no metabolismo dos aminoácidos, lípidos e carboidratos; e por tanto também na produção de energia. Do mesmo modo, também intervém na formação do tecido conjuntivo, ossos e função nervosa.


Uma das características mais importantes do manganês é que é necessário para a produção da enzima superóxido dismutase. Esta enzima tem um papel muito importante na neutralização dos radicais livres e na proteção contra o dano oxidativo. Esta enzima também protege as células contra a inflamação ou os tóxicos.


O manganês é considerado um mineral traço, já que o corpo humano o necessita em poucas quantidades, a pesar disso, estima-se que uma grande maioria da população consome quantidades demasiado baixas deste mineral. O manganês absorve-se em muito pouca proporção, estima-se que apenas o 6% do manganês que se consome é retido, e além disso, é rapidamente eliminado como mecanismo de proteção contra o excesso de manganês. No entanto, as dietas atuais tendem a consumir quantidades muito reduzidas de manganês, já que este está principalmente presente nas nozes, sementes, cereais integrais, legumes, verduras e hortaliças; e a dieta moderna tende cada vez mais a conter menos quantidade desses alimentos.


O corpo pode conter, no máximo, 20mg de manganês, que fica concentrado nos rins, pâncreas, fígado e ossos. É um mineral muito importante para o funcionamento normal do cérebro e para a própria atividade do sistema nervoso por todo o corpo. De acordo com pesquisas, é um mineral essencial para toda forma de vida.


Os sintomas da deficiência de manganês incluem hipertensão, doenças cardíacas, contração muscular, má formação óssea, colesterol alto, visão piorada, problemas de audição, perda severa de memória, arrepios e tremores.


Mesmo que especialistas médicos afirmem que essa deficiência é relativamente rara, mais de 35% da população mundial possivelmente a apresenta. Dietas pobres são a maior causa dessa enfermidade.


Benefícios do manganês para a saúde

Os benefícios do manganês para a saúde levam ao bem estar de várias formas. Abaixo são listados alguns dos mais significantes benefícios desse importante mineral:



Radicais livres:

Devido à suas propriedades antioxidantes, seus benefícios incluem a função especial de monitorar a atividade dos radicais livres no corpo humano. Esses radicais são capazes de causar grandes danos às células e até mesmo cânceres e outras doenças perigosas.


Portanto, adicionar suplementos de manganês ou manter uma dieta rica no mineral é uma ótima escolha, particularmente se você possui fatores de risco para outras doenças.



Epilepsia:

Baixos níveis desse mineral podem agir como um gatilho para convulsões epiléticas. O mecanismo exato para isso não é totalmente compreendido, mas foi mostrado que o manganês age como um vasodilatador, sendo que alguns pesquisadores creem que isso é a chave para desvendar sua propriedade antiepilética.


Metabolismo:

A regulação do metabolismo do corpo é uma das funções vitais do manganês. As enzimas ativadas por esse mineral ajudam no metabolismo de colesterol, aminoácidos e carboidratos.

Ele é também importante para o metabolismo de vitaminas como a E e a B-1. Além disso, ajuda o fígado a funcionar de forma adequada e fluida, sendo parte essencial no metabolismo de glutamina, sendo o aminoácido mais abundante no corpo e uma parte chave do DNA polimerase.


Inflamações e distensões:

Ele é um remédio muito conhecido para distensões, assim como para inflamações, já que ajuda a aumentar os níveis de superóxido dismutase. Esse nível aumentado se deve às propriedades antioxidantes do mineral. O superóxido dismutase, é normalmente achado em baixos níveis em pacientes com artrite.


Ele possui qualidades anti-inflamatórias que pessoas com artrite precisam desesperadamente, dessa forma, adicionar o manganês de volta ao corpo para aumentar a síntese e função do superóxido pode ser conectado à diminuição de sintomas dessa condição.


Prevenção da osteoporose:

Ele é essencial para o crescimento saudável e normal da estrutura óssea. É um mineral muito efetivo no que se refere ao aumento da densidade óssea. Isso se faz muito útil durante a menopausa em mulheres, já que muitas sofrem de deficiência de manganês depois da menopausa. Dessa forma, aumentar a quantidade desse mineral na dieta das mulheres é um importante fator na prevenção de fraturas.

Suplementos de manganês foram conectados ao alívio de osteoporose e osteoartrite porque é um mineral essencial comprovado no que se refere à adição de densidade óssea e mineral.

Contudo, como um elemento individual na criação e reparo de ossos, estudos mais conclusivos ainda precisam ser feitos. Em testes com humanos, ao menos a maior parte de pesquisas relacionadas à saúde óssea é feita com uma tabela completa de minerais, e não apenas o manganês.


Estudos adicionais devem ser concluídos para que se demonstrem os papéis específicos e mecanismos do manganês no corpo.


Alívio da TPM:

Esse mineral ajuda a aliviar mudanças de humos, dores de cabeça, depressão e a irritabilidade a um nível considerável. Estudos demonstraram uma conexão entre baixos níveis de vários minerais (incluindo o manganês) em mulheres que sofriam sintomas de TPM particularmente severos, dessa forma, suplementação é aconselhada.


O impacto do mineral na função hormonal do corpo pode ser notável.


Saúde da tireoide:

O manganês é um importante co-fator para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina. O funcionamento adequado da glândula tireoide e sua síntese hormonal beneficia uma grande variedade de mecanismos no corpo, incluindo a perda de peso, apetite, metabolismo e eficiência dos sistemas orgânicos.


Auxilia na absorção de vitaminas:

o manganês ajuda na absorção de vitaminas vitais como a Vitamina B e E e minerais como o magnésio. Isso se deve ao seu papel nas reações enzimáticas que são requeridas para absorver e utilizar vitaminas provindas dos alimentos.


O manganês é um dos mais versáteis co-fatores para reações enzimáticas, e se existe risco de possuir deficiência de algum vitamina certifique-se de aumentar os níveis de manganês da sua dieta, tomando sempre cuidado para que eles sejam seguros e não tóxicos.


Cérebro e sistema nervoso:

O manganês é essencial para o funcionamento saudável do cérebro e é também usado para tratar desordens nervosas específicas. Isso se deve ao superóxido dismutase, que rastreia os radicais livres por todo o corpo, incluindo lugares neutros.


A oxidação promovida por radicais livres se dão por todo o corpo, sendo que o cérebro pode ser negativamente afetado tão facilmente quanto qualquer outra parte do organismo.

À parte de seu importante papel antioxidante, ele também pode se ligar com neurotransmissores e estimular transmissões mais rápidas e eficientes de impulsos elétricos pelo corpo, intensificando a função cognitiva.


Metabolismo de glicose:

As pessoas com diabetes costumam ter níveis baixos de manganês no corpo e o consumo de manganês mostrou poder melhorar a tolerância à glicose em caso de Diabetes tipo I.

O manganês auxilia na regulação do metabolismo de glicose no corpo humano. Esse é um dos mais importantes benefícios providos pelo mineral, já que fornece recursos, energia e eficiência funcional a todas as partes do corpo.

Além disso, quando a glicose é devidamente absorvida e utilizada pelos órgãos e músculos, existe menos chance de ganho de gordura, que é especialmente perigoso para pacientes diabéticos. A administração adequada da diabete é definitivamente auxiliada por bons níveis do mineral no corpo.


Trato digestivo:

Ele é um mineral, muito útil na manutenção do funcionamento do trato digestivo. Isso melhora a absorção de gordura no processo de digestão, assim como também reduz problemas como a constipação e desconfortos intestinais. O manganês também é importante em termos de eficiência de conversão de alimentos em energia útil.


Superdosagem 

O manganês é um dos únicos minerais que podem ser tóxicos ao corpo humano, o que significa que ele não pode estar presente em quantidades muito pequenas e nem muito grandes. Certifique-se de nunca exagerar na suplementação de manganês, pois isso pode levar a problemas perigosos e doenças (algumas fatais).

A overdose de manganês pode levar a sintomas similares aos de Parkinson ou à própria doença. Além disso, aqueles com condições hepáticas deve tomar cuidado com a ingestão de manganês, já que o fígado terá problemas ao tentar se livrar dele, sendo que isso pode levar à psicose, desordens mentais e espasmos ou tremores.


Finalmente, se você possui anemia, seu corpo tenta absorver o máximo de manganês que conseguir, e isso pode ser perigoso, reduza ligeiramente sua ingestão desse mineral.


Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom
Imagem antispam